sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Leitura

Leitura: fonte inesgotável de prazer.

Ao refletir sobre a importância da leitura para mim, percebi que não posso descrevê-la sem falar de seu surgimento em minha infância e das impressões que estão gravadas, impregnadas na minha pessoa.
Penso que a leitura em minha vida é como um divisor de águas, uma linha que separa meu ser. Não tive uma infância solitária como à maioria das pessoas apaixonadas pela arte de ler. A leitura sempre foi uma das minhas companheiras. Incentivada pelos meus pais, os quais sempre me presenteavam com coleções de histórias e contos fantásticos; os livros - ao lado das Barbies - tornou-se meu passa-tempo preferido, e então descobri muito cedo o fantástico mundo das palavras.
Lembro-me que pequenina, aos três anos, pedia aminha mãe para ler histórias antes de dormir. Todos os dias eu pegava um livro infantil, O sítio do pica-pau amarelo, Peter Pan, Ciderela, entre tantos outros, e levava até ela. Mamãe sabia que pra mim a história não importava muito, eu estava interessada nas figuras e personagens curiosos e multicoloridos, mas ela lia e relia conto por conto, acho que por um milhão de vezes, sem reclamar... Ali nasceu meu amor pela leitura.
Mais tarde, alfabetizada, continuei minha busca pelas letras, e vieram livros e mais livros. Então adolescente, mesmo com tantas coisas para fazer, sempre arrumava um tempo para ler. Na escola era costumeiro ver-me ao redor de professores conversando sobre as bibliografias adotada, e até mesmo entretida por livros nos corredores e intervalos dos horários, a leitura não se fazia uma constante na vida de muitos dos meus colegas, mas na minha era.
A curiosidade, a sede pelo conhecimento me levava a buscar as mais diversas leituras e diferentes referências. Talvez por isso goste tanto das palavras, de utilizá-las verbalmente e por meio de código, e desse modo aprendi que há muitas formas de leitura. A escrita pode se transformar em imagem através do cinema, ou som por meio das músicas, de forma a contribuir para a ampliação da minha visão de mundo.
O tempo passou, mas a leitura para mim é uma necessidade. Ela tornou-se parte integrante de minha pessoa desde que eu era apenas uma garotinha. E hoje tento passar sua importância e contribuir com a socialização de pequeninos que não têm as mesmas oportunidades que tive. Sou contadora de histórias em um posto de assistência, ensino o gosto e hábito pela leitura, hoje tão esquecida em meio a tantas formas de diversão modernas.
A leitura é um ato prazeroso, ela me coloca diante de situações complexas, possibilidades diversas, aumentando meu saber, saciando minha sede de conhecimento, colocando mais sentido em várias questões e até nos meus pensamentos. Enfim, a leitura para mim é um hábito, parte imprescindível do meu dia-a-dia, assim como tomar banho ou me alimentar.
A boa leitura, aquela que dá prazer em fazê-la pode ser encontrada em livros, jornais, cinema, onde quer que seja, e através dela encurtamos as distâncias entre as pessoas, entre o tempo e o espaço, ampliando a visão de mundo. E como disse Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."

2 comentários:

  1. Adoreii seu texto Mirianzitaa..- e seu blog! Tá sua cara né,,, tinha mesmo q ser rosa!! , rs

    Beijoo =)

    ResponderExcluir
  2. Bacana Mirian...Gostei muito de seu Blog...é bem seu estilo....Bjão...Estarei sempre por aqui..kkk...

    ResponderExcluir